data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Reprodução
Criada com o objetivo de auxiliar no achatamento da curva de transmissão do novo coronavírus em Santa Maria, a associação de telemedicina social sem fins lucrativos Lauduz realizou mais de 3,5 mil atendimentos em seu primeiro ciclo, entre março e maio. O serviço prestado auxiliou a descongestionar o sistema público de saúde, que passa por um aumento da demanda desde o início da pandemia.
Santa Maria registra mais três óbitos associados à Covid-19, e total chega a 63
Em setembro, conhecido nacionalmente como o mês de prevenção ao suicídio, a Lauduz deu início a um novo ciclo. Agora, com o programa "Superando as Consequências da Covid-19", oferece, além das orientações sobre a Covid-1, também acolhimento psicológico de maneira online e gratuita para moradores do município. Até então, já foram atendidos 130 pacientes.
A associação trabalha de forma colaborativa, tendo em sua diretoria médicos, psicólogos e profissionais de tecnologia atuando de maneira voluntária.
ESF São João é fechada depois de funcionário testar positivo para Covid-19
Wilson Zatt, idealizador e presidente da Lauduz, reforça o papel social da organização nessa nova etapa.
- Nesse momento, buscamos principalmente amparar as pessoas que precisam de ajuda de saúde mental, não conseguem acessar o serviço público de saúde e não têm condições de pagar um atendimento de qualidade, principalmente pelo impacto financeiro causado pela pandemia - declara.
Os atendimentos são feitos em um ambiente totalmente virtual, exclusivo e privado. Para acesso, o paciente deve registrar usuário e senha pessoais no site lauduz.org.